MÚSICA É CULTURA!!!

quinta-feira, novembro 25, 2004

A 3ª e última das edições de 2004


VOL.1, Dead Combo, 2004

A banda de Tó Trips (ex-Lulu blind) e Pedro Gonçalves transporta-nos para um ambiente original, com um lado tipicamente português e em que as guitarras planam sob sonoridades que podiam muito bem ser uma banda sonora de um filme sobre Lisboa. O primeiro disco conta com convidados especiais como: Zé Pedro e Gui (Xutos & Pontapés), Nuno Rebelo, Sérgio Nascimento, Sérgio Costa, Johannef Krieger e a Orquestra Sinfónica da Transilvânia. Os Dead Combo integram ainda o CD de homenagem a Carlos Paredes - 'Movimentos Perpétuos' com o tema 'Paredes ambience'. Fizeram também a banda sonora do Filme de Edgar Pêra, Guitarra com gente lá dentro, premiado no Vídeo Lisboa 2003.

" O que os DEAD COMBO fazem é música instrumental, música ambiental que não serve apenas propósito estático de papel de parede. Isso Porque percorre estas canções uma aura de mistério que impede o alheamento, que nos convida a procurar para além do visível (...)"
MÁRIO LOPES, DN MÚSICA, 18 de Junho de 2004-08-27

" VOL.1 é um dos mais belos e tocantes registos (...) sob o signo da melancolia. (...) é um disco negro, de corvos e gatos pretos, de fados perdidos, de saxofones barítonos que lembram os Morphine com insónias de The Night, de melodias western-spaghetti comidas no prato de Morricone, de fraseados vindos de Carlos Paredes, a bordo de um barco clandestino rumo a Cuba, com Angelo Badalamenti no papel de revisor.?
GONÇALO FORTA, BLITZ, 29 de Junho DE 2004

" Um disco muito acústico, pleno de referências pouco usuais no meio rock português - o jazz, os blues via ritmos da América castelhana. Um disco com uma personalidade muito própria, como aquelas pessoas que se afirmam pelo silêncio e pela qualidade dos rarefeitos sons."
EURICO MONCHIQUE, PÚBLICO, 9 de Julho de 2004