MÚSICA É CULTURA!!!

sexta-feira, fevereiro 11, 2005

Funami na Internet

OS FUNAMI NA INTERNET:

“ Eles são uma dupla de Luso-canadianos e construíram um álbum apenas com a voz. Esta é trabalhada, sintetizada e depois manipulada, o resultado é um álbum estrondoso que parece tudo menos algo feito só através da voz.
É sem dúvida um registo inovador para a nossa época e que vale a pena ouvir com atenção.”

In: http://unknowntown.home.sapo.pt/

_______________________________________________________________

“ A voz. Apenas a voz. Temas feitos ao ritmo da voz. Por vezes não parece. Mas é! Voz simples e cristalina. Voz tratada. Voz a passar pelo meio de samplers. Música para dançar ao som da voz.

O resultado deste primeiro registo do duo luso-canadiano Funami, agora editado pela Transformadores, é bastante original. Um cd que resulta de três longos anos de trabalho em que o grupo foi pesquisando a voz humana e descobrindo a fórmula de a poder tornar em som puro ou instrumento. Uma tarefa nem sempre fácil. «Funami» está carregado de sons quentes. Uma vezes é o soul que nos enche a alma, outras os ritmos trip-hop que nos obrigam a bater o pé. O nosso corpo levita e a nossa mente deixa-se penetrar. Por isso nada melhor que ouvir este disco para acalmar o espírito. Não vale a pena fazer comparações.

Não me lembro de ouvir outro disco assim.

Musicalmente pode até nem ser inovador. Mas na forma de embrulhar o produto os Funami escolhem um papel que não se encontra à venda numa qualquer papelaria. E é aí que este registo ganha uma dimensão quase inatingível. Mas fazer discos assim dói. Foram muitas horas de trabalho. Por isso os Funami não recomendam esta operação a ninguém.

A voz não me sai da cabeça. É humana. É para ouvir. Deixo-me levar... E por aí vou tendo como guia os Funami. Não quero voltar… “

Nuno Ávila

In:http://ruc.aac.uc.pt/

_______________________________________________________________
DISCO da SEMANA


Na próxima BIFE “e-Missão”, a rubrica Disco da Semana vai destacar um álbum deveras empolgante!

"Funami" é o 1º álbum de originais da dupla Tiago Conceição e Alex Desilets, arquitectos sonoros do projecto luso-canadiano Funami. Um notável exercício vocal à mistura com electrónica de contornos elegantes.

O disco apresenta 10-pérolas-10 que só podem provocar estranheza ao ouvido empedernido, ao coração meloso, ao preconceito inculto! Ainda que 2005 esteja a gatinhar, "Funami" já garantiu, seguramente, a posição mais elevada na listagem dos discos mais recomendáveis do ano.

Registe-se que, nestas coisas da geografia musical Portugal-Canadá, afinal, há gente com coragem para dobrar o Bojador!

BIFE RadioShow @ Trofa FM 107.8 Grande Porto e Litoral Norte, domingo, 13 de Fevereiro, 22-24 horas >> Disco da Semana: Funami – "Funami" (Transformadores 2005)

Vítor Sá @ BIFE RadioShow :: Trofa FM