MÚSICA É CULTURA!!!

quarta-feira, dezembro 07, 2005

Fado : a alma de um povo


Lisboa é o pretexto desta mensagem... Podendo muito dizer sobre esta cidade, nós contentamo-nos com reconhece-la como cidade mulher, onde todos nos aconchegamos em cada colina, na hora do desejo, do descanso e do sonho.

A porta do Xico, tal como a casa onde somos recebidos, é pequena. Mas por ela vão passando gerações de gente com vontade de dizer ao mundo o que significa o fado.
Dizem que é fado vadio.
Vai conquistando, na forma de estar, estas gentes que de copo em copo se encostam às palavras, revendo-se dessa maneira na letra dos fadistas.
Entre o chouriço e o caldo verde, mais uma voz atreve-se a desconcentrar o nosso apetite...
E por ali vamos ficando, num silêncio respeitador, entre conversa e conversa, cigarro e mais cigarro, à espera que chegue o António da “Cristal” ou o taxista Luís, porque é a vez deles nos encantarem.

O que propomos é a re-edição de um cd imperdível.
Ò Vadio! é um projecto idealizado por Gonçalo Riscado e Paulo Abelho que decidiram instalar-se por umas noites, pelas ruas de Lisboa, mais precisamente no Bairro Alto – Tasca do Chico. A música foi captada “ao vivo”, durante dois meses resultando em 60 minutos ininterruptos, como se de um concerto único se tratasse.